Poéticas Postais: Biodiversidade em Alagoas
Atividade desenvolvida em disciplina do curso de Arquitetura e Urbanismo Bacharelado
"Poéticas Postais: Biodiversidade em Alagoas"
é uma exposição de ilustrações de espécies da fauna e flora, nativas e exóticas,
encontradas em territórios áridos e/ou úmidos de Alagoas.

As obras, desenvolvidas em técnicas mistas, foram realizadas por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFAL
que participaram da Oficina “Introdução à Aquarela Botânica a partir da Flora Nativa em Alagoas”,
durante a XVII Semana de Arquitetura e Urbanismo; e que cursaram a disciplina AURB 106 - Projeto de Paisagismo 1 em 2025.1.
As ilustrações foram interferidas, por parte do corpo docente e monitoria, com técnicas aguadas e de estamparia, a fim de adaptá-las à linguagem visual do cartão-postal e à proposta poética.
Além de carimbos com informações sobre as espécies, como ecossistema e clima correspondente, a colagem de selos brasileiros originais
e de diferentes décadas entre o século XX e XXI (da coleção de Flavia Araújo) também retrata a biodiversidade, paisagem e cultura nacional.
Reforçando a coexistência ancestral de diferentes seres e a confluência de temporalidades:
desde as duas semanas de vida de uma borboleta monarca aos duzentos anos da existência de um Jerivá.
Esta Exposição Coletiva apresenta modos poéticos de valorização do processo de ensino-aprendizagem a partir das artes e de reconhecimento do patrimônio natural local,
utilizando técnicas como: grafite, esferográfica, aquarela, nanquim, giz pastel oleoso, carimbo e colagem.
As técnicas artísticas artesanais, aplicadas em formatos postais, são um convite à contemplar as miudezas de cada obra como pequenas janelas,
“fragmentos de paisagens” cotidianas.
Trata-se de narrativas visuais sobre imaginários, seres e conhecimentos da biodiversidade de Alagoas que coexistem conosco.
Flavia Araújo - curadoria
*Produto do Projeto de Monitoria 2025 “Resiliência e Paisagem Urbana em Alagoas: tecnologias ancestrais em arquitetura e urbanismo para o futuro das cidades”, coordenado por Flavia Araújo e coorientado por Taciana Santiago. Equipe da monitoria envolvida na Exposição: Ana Carolina Silva, Liriel Lira, Maryna Albuquerque, Rudivan Santos, Rhilary Gomes e Vagner Silva.
Clique na imagem abaixo para acessar a exposição online.
Contexto Acadêmico: DISCIPLINA AURB 106 PROJETO DE PAISAGISMO 1 ou Oficina XVII SEMAU.
AUTORIAS
Adam Santana
Alexander Ferreira
Ana Clara Franco
Andreza Nunes
Anny Vasconcelos
Ayla Tavora
Clara Bezerra
Dayseanne Ferreira
Emylly Barros
Flavia Araújo
Gabriella Santos
Gabrielly Vidal
Gilian Sobral
Isadora Marques
Isuylla Viana
José Venâncio Matos
Julia Lemos
Júlia Pereira
Kaylane Chagas
Laysa de Souza
Leticia Carvalho
Letycia Vieira
Liriel Lira
Luan Kayk Santos
Maria Clara de Oliveira
Maria Clara Silva
Maria Clara Xavier
Maria Eryka Alves
Mariana Campos
Patricia Mendes
Pedro Pedrosa
Ricardo Rafael Marinho
Rodrigo Medeiros
Samuel Miranda
Sofia Bastos
Wellington Santos
Yasmin Lima

