Apresentação

A opção pelo tema Cidade, parte da compreensão de que o Nordeste participa do Brasil que se torna urbano de forma acelerada e em grandes proporções. Se no mestrado adotou-se como área de concentração: Dinâmicas do Espaço Habitado, compreendendo a experiência do habitar nas suas distintas manifestações objetivas, no doutorado tal experiência continuará sendo contemplada, através das cidades no consórcio das suas dimensões múltiplas e inter-relacionadas.

Pensar cidades significa compreendê-las como fenômeno contemporâneo indubitável. Como meta, mas também como descoberta, a cidade é a referência mais contundente do espaço habitado nos dias de hoje.  

A proposta apresenta-se desafiante, pois o tema Cidades não significa a eleição de uma superfície de consenso, mas a problematização dos seus papeis e dos seus rumos. Palco de infinitos desempenhos, demandam a investigação multidisciplinar e a vocação laboratorial.

Entende-se as cidades propagadas para além de sua dimensão física, inclusive a virtual, e vinculadas a esferas que poderiam lhes ser alheias, como por exemplo, a floresta e o agronegócio. Palco de infinitos desempenhos, demandarão a investigação multidisciplinar e a vocação laboratorial.

No conceito de cidade estão abrigados tanto a arquitetura quanto  os elementos da natureza e  uma ampla gama de conceitos vinculados à experiência espacial (lugar, território, paisagem) bem como  às frentes contemporâneas que os cotejam  (o não-lugar, o junkspace, a desterritorialização e outros).

Concede-se especial atenção ao edifício compreendido enquanto manifestação conexa à experiência urbana.

Projetos poderão  ser o foco do doutorado se contemplada a dimensão de configuradores da cidade. O curso estará atento  tanto a abordagens atuais e emergentes quanto aos processos criativos de abordar as cidades.

   1. Temporalidades e  Intervenções

A ideia de temporalidade entende o presente como a instância preferencial da história, considerando as manifestações duradouras, mas também as circunstanciais, que se apresentam como bem comum e se formatam oficial ou espontaneamente como patrimônio e referências culturais. Tratará de focalizar os aspectos da vivência e da percepção dos espaços, buscando refletir sobre a temática da criação contemporânea e sobre os processos, vinculados à conceituação, percepção e representação do espaço habitado. Se dedicará a investigar suas múltiplas configurações e dimensões como resoluções de necessidades e exigências sociais, políticas e econômicas, assim como campo de desenvolvimento de sociabilidades e de organização social. Um interesse mais concentrado se dará no sentido de buscar soluções que se voltem para uma sociedade sustentável e diversa, atenta aos desajustes de oportunidades sociais demandas éticas do seu tempo.

   2. Projetos e Tecnologias

Partindo da reflexão crítica acerca das intervenções humanas, enfoca a avaliação e desenvolvimento de mecanismos que subsidiem as dinâmicas do espaço habitado. A linha se move tanto voltada às abordagens atuais e emergentes, quanto aos processos criativos de abordar as cidades nas suas inúmeras tangências com as tecnologias, compreendidas como as artes dos fazeres e dos saberes, o que pressupõe a busca de soluções sustentáveis atentas às demandas do meio ambiente bem como ao implemento de práticas de baixo impacto rumo à construção de uma sociedade menos depredadora e conexa às demandas da casa comum. Um interesse mais concentrado se dará no sentido de buscar soluções que se voltem para uma sociedade sustentável e diversa, atenta aos desajustes de oportunidades sociais e às demandas éticas do seu tempo.