PPGAU/UFAL, em parceria com o IFAL e o CAU-AL, organiza o X ENEAC e o XI Seminário Nacional de Acessibilidade Integral

O PPGAU/UFAL, em parceiria com o IFAL e o CAU-AL está organizando um evento científico nacional - ENEAC 2024 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Nacional de Acessibilidade Integral. O evento conta com mais de 26 palestrantes de renome nas pesquisas sobre os temas do evento, de várias universidades brasileiras.

Teremos com convidada uma Professora da Università degli Studi di Napoli Frederico II - Prof.ª Dr.ª Erminia Attaianese, que virá proferir uma conferência no evento: Facing global issues and current challenges by human-environment-centred design of built environment.

Após a sua valiosa contribuição ao evento, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2024, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a professora irá oferecer um minicurso exclusivo no PPGAU destinado a estudantes do programa, professores da FAU/UFAL e IFAL - Curso de Design de Interiores, a convite da Prof.ª Dr.ª Thaisa Sampaio Sarmento, professora da FAU e líder do grupo de pesquisa IDEA - Interseções entre Design e Ambiente Construído. O minicurso será ofertado em ingês, e tem o objetivo de discutir e aprofundar o tema da pesquisa contemporânea em Ergonomia do Ambiente Construído, desafios e possibilidades, com carga horária de 54h. O minicurso começará já no evento, e terá mais 3 dias de encontros presenciais na FAU/UFAL, nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2024. Será um importante momento para discutir o tema da qualidade ambiental de edificações com foco no bem-estar de pessoas em sua diversidade e necessidades, além de fortalecer parceria internacional de pesquisa entre a UFAL e a UNINA.

Segue mini descrição do perfil acadêmico da professora Erminia Attaianese:

Prof.ª Dr.ª Erminia Attaianese

Arquiteta (1988), Doutora (1993); Ergonomista Profissional Certificada – Eur Erg (1998). Professora Associada de Tecnologia da Arquitetura no Departamento de Arquitetura da Universidade de Nápoles Federico II (Itália). Professora de Ergonomia Aplicada e Design Centrado no Usuário. Coordenadora das atividades da Ergonomia Aplicada e Experimental Laboratório (LEAS). Presidente do Centro de Registo de Ergonomistas Europeus (CREE) (2022). Presidente do Comitê Técnico Ergonomia em Design for All da IEA – International Ergonomics  Association (2022). Diretora científica da revista Italian Ergonomics Review - órgão oficial da Sociedade Italiana de Ergonomia e Fatores Humanos (2018).

Desenvolve atividades de pesquisa sobre: design centrado no humano-ambiente e design inclusivo de ambientes, produtos e sistemas para sustentabilidade, segurança, proteção da saúde e plena acessibilidade; impacto do ambiente construído na saúde, segurança e bem-estar; construído ambiente, bem-estar e necessidades especiais dos usuários.

* Texto da profa. Thaisa Sampaio, da FAU/UFAL.