GECA desenvolve aplicativo Android para o estudo das Cartas Solares


13/07/2020 17h00 - Atualizado em 28/08/2020 às 13h19
O Grupo de Estudos em Conforto Ambiental desenvolveu uma aplicação para o sistema Android que promete auxiliar estudantes de Arquitetura e Urbanismo e profissionais na análise da incidência solar nas edificações.
As cartas solares são diagramas comumente utilizados por arquitetos e urbanistas para avaliar a insolação na envoltória das edificações, seja paredes, aberturas ou coberturas e consequentemente propor elementos arquitetônicos de proteção solar. O uso de metodologias ativas no ensino de conforto ambiental exige a participação direta do estudante no processo de ensino e aprendizagem e atualmente, as ferramentas que se tem disponíveis estão associadas ao uso de um computador, nem sempre disponível para todos os alunos nas Universidades Brasileiras.
Este aplicativo surge como uma alternativa para que todos possam utilizar em seu próprio dispositivo móvel e assim garantir maior autonomia nas discussões conceituais e projetuais. Esta ferramenta foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação Java® com o auxílio do software AndroidStudio® para a elaboração da interface e foram inseridos dados e algoritmos que facilitem a sua utilização de forma rápida e dinâmica.

Para a visualização das cartas solares e do transferidor solar no aplicativo, foi montada uma base de dados com imagens de cartas solares entre 62° ao norte e 62° ao sul e caso a latitude informada esteja fora destes parâmetros também será informado ao usuário que não há carta solar para latitude desejada.

Para o posicionamento do sol, foram consideradas as variáveis necessárias para o uso das equações apresentados anteriormente  e estes dados são inseridos na aplicação pelo usuário, servindo como input para as equações que calculam os dados de posicionamento do sol em um determinado instante como, azimute e altura solar, além de dados diários, como os horários de nascer e pôr do sol.