Banca TFG

  • Quando 11/11/2021 de 08h00 para 10h20 (America/Maceio / UTC-300)
  • Onde Sala virtual do RNP
  • Nome do contato
  • Participantes Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo Bacharelado, especialmente os concluintes, bem como aberto a outros interessados, que se inscreverem antecipadamente
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Diário do Processo Participativo de um Projeto de Habitação,

Ocupação Dandara em Maceió/AL

Autor: Gustavo Almeida Matos

BANCA EXAMINADORA:
Débora de Barros Cavalcanti Fonseca (Orientadora);
Caroline Gonçalves dos Santos (Examinadora Interna),
Fernando Antonio Sá Cavalcanti (Examinador Interno)
e Adriana Mendonça (Avaliadora Externa).
 Dia: 11 / 11 / 2021 às 08:00, por videoconferência.
Interessados em participar, entrar em contato - debora.cavalcanti@fau.ufal.br

O “Diário de um Processo Participativo para um Projeto de Habitação na Ocupação Dandara em Maceió/AL” tem por objetivo geral estudar formas de produção da habitação de interesse social que envolvam a participação popular.

A partir de referenciais teóricos, foi possível compreender a problemática da produção de HIS em Maceió através do entendimento do direito à cidade, do contexto urbano e das condicionantes estruturais dos conjuntos habitacionais já edificados, destacando a participação popular na produção da habitação e da cidade, como alternativa à problemática da segregação urbana, e como forma de legitimar a garantia dos direitos sociais.

Ao analisar o caso da Ocupação Dandara, foi possível vislumbrar os desafios da transição da habitação social temporária no processo político de ocupação até a conquista da casa.

O processo participativo de elaboração de uma proposta preliminar arquitetônica e urbanística para aquela comunidade, levou em conta as características imprescindíveis para o desenvolvimento social por intermédio da moradia, desvendadas através da imersão na rotina dos moradores das periferias de Maceió.

Em conjunto com a proposta preliminar elaborada, houve aplicação de metodologias de caracterização social e abordagens voltadas ao desenvolvimento social e urbano, a fim de promover práticas comunitárias associativas e o fortalecimento das relações sociais para o bem-estar dos moradores.

A proposta pretende servir como um instrumento de luta no processo de discussão acerca da construção de moradia para as famílias da Ocupação Dandara.

Dessa forma, este Trabalho Final de Graduação, enfatiza a ampla participação como modo de trabalho fundamental para a compreensão das dinâmicas que abrangem a produção e discussão da habitação de interesse social e o papel social do arquiteto e urbanista.